05 julho 2010

Falso Patriotismo



Não foi dessa vez que a única seleção pentacampeã do mundo, conseguiu realizar a façanha de alcançar o degrau nunca antes alcançado, também não foi dessa vez que o Kaká fez o gol, não foi dessa vez que o capitão da seleção brasileira levantou a tão estimada taça de campeão. Só nos resta guardar as bandeirinhas do falso patriotismo e esperar a próxima copa do mundo. Mas o que seria um falso patriotismo? Muitos poderão concordar e muitos poderão discordar com argumentos e ideias próprias, discorrerei um ponto de vista dos muitos possíveis sobre a pergunta.

Quando se aproxima de alguma data comemorativa, o comércio, as empresas de tele mensagens, lojas de todos os tipos, de 1.99 a 1999 se preparam para comemorá-la. Afinal, temos que comemorar o dia das mães, dos Pais, das Avós, dos Namorados, da Páscoa, do Carnaval, do Natal, do Aniversário, do Amigo, do Patrão, do Empregado, de tudo enfim, passamos o ano inteiro comemorando e comprando objetos, perfumes, relógios, chocolates, ou se não temos dinheiro para tanto, e nem cartão de crédito sem limites de compra, podemos ao menos desejar algo. Com a copa do mundo não poderia ser diferente, quando é o dia da seleção brasileira entrar em campo, bancos, comércios, prefeituras, nada funciona, nem a mente das pessoas, até as escolas (e isso já não é grande novidade, posto que as escolas sempre fecham por qualquer motivo) deixam de exercer sua função, e os cadeados são lançados ao portão, ninguém entra, nem que queira fazer algo tão estranho como estudar, não, só amanhã dependendo do horário do jogo, mas não é sobre a paralisação que pretendo prosear. O fato é que as lojas querem vender e os consumidores querem consumir, não importa o que seja, o importante é consumir, essa é a primeira atitude de todos nós enquanto humanos, deve ser por isso que muitos de nós, damos primeiro o presente e depois o abraço.

Os consumidores cegos e sedentos de uma vaidade inventada pelos meios de comunicação, percorrem as lojinhas dos pequenos burgueses de toda espécie, e realizam a compra de sua bandeira para colocar no carro, ou então da camisa que tem sempre a mesma frase: Brasil, rumo ao Hexa! Enfim, as pessoas consomem, elas não consomem por amor a pátria, elas consomem porque há nas lojas artigos e coisas que veem e em certo período, como o de 13 de Junho a 11 de Julho de quatro em quatro anos, torcer pelo seu “país”, mas preste atenção na organização sintática da frase, podemos acrescentar no morfema lexical do verbo torcer, o sufixo cida, teremos a palavra: torcida, e torcida é um grupo de pessoas que torce por um time, e time é um conjunto de 11 jogadores de futebol, e futebol é uma competição esportiva. Portanto, é por isso que chamo de falso patriotismo esse tipo de realidade mascarada que fazem as pessoas colocarem bandeiras em todos os lugares, inclusive até nos lugares mais estranhos, isso explica o porquê da segunda feira amanhecer sem produtos nas cores verdes e a amarela para vender, afinal, o time de futebol perdeu, e o que ele representa agora para o país? Nada, já não representava. O que há apenas, no meu modo de ver, é que as pessoas não estão unidas pelo seu país como muito se fala, o que motiva as pessoas a fazerem isso, é o gosto pelo esporte, a festa, a diversão, é só por isso que podemos chamar de falso patriotismo a exacerbada atitude que levam não só brasileiros, mas todos de todas as nações a torcer pelo seu “país”, a diversão existe, o respeito existe, é uma festa bonita, é a “união dos países”, mas no fulcro de todas essas atitudes e representações, muitas vezes não paramos para pensar ou perguntar: O que é a representação de um país hoje no esporte? Será a representação onde todos fazem parte, ou simplesmente interesses? Ou pior ainda, representação da união dos países, pois a união não deve ser representada, deve ser feita.

Um comentário:

Zelenski disse...

Na verdade, tudo é questão de oportunismo. Vc estudou um tanto de publicidade e entende disso. O mercado e instituições supervalorizam a ocasião, e o pessoal se aproveita, com folgas e desculpas de patriotismo.

Se tem uma coisa que eu concordo com o anarquismo é que o patriotismo apenas segmenta, cria guerras e discussões.

Belo texto, rapaz.